Imagem cabecalho.jpg
 
 
Denis Garcia
Engenheiro de Serviços
Na seção de secagem é comum ouvir que a tela secadora “caiu de máquina”. Na correria do dia a dia, acabamos trocando a tela secadora o mais rápido possível, pois o objetivo nesta hora sempre é reestabelecer a produção no menor tempo possível. Temos que ter em mente que é necessário dedicarmos um tempo para entender o processo, sabemos que a máquina de papel é muito dinâmica, isso devido aos diversos fenômenos físicos e químicos que estão ocorrendo a todo tempo. Dentre todas as possíveis...

Vinicius Andre Herreira
Engenheiro de Serviços
O papel é fabricado por polpação de madeira ou material de celulose semelhante, que misturados com água produzem uma massa chamada de polpa. No processo mais simples, esta massa é colocada sobre uma tela para permitir a drenagem da água. Mais água é então extraída por feltros através do processo de prensagem, e finalmente o papel é seco por evaporação. Ou seja, resumidamente temos três seções básicas: formação, prensagem e secagem. Considerando que a folha de papel é produzida continuamente...
Prezado leitor,

Estamos já em meados do 2º trimestre quando escrevo este editorial. O Brasil continua sua luta para sair do atoleiro econômico e político em que estava se afundando. Esta batalha está mais difícil do que a maioria pensava que seria, mas certamente sairemos melhores dela.

Nosso setor pode se orgulhar de estar sendo um dos destaques positivos da economia nacional. De acordo com dados publicados recentemente, em comparação com o ano passado, a produção de celulose aumentou 13% e a de papel mostra um ganho de 2,1% no primeiro trimestre de 2018. A balança comercial mostra um superávitde mais de U$ 2,3 Bilhões apenas nos três primeiros meses do ano. Realmente um desempenho brilhante. 

A Albany tem se esforçado muito para contribuir com este segmento tão dinâmico e produtivo do mercado brasileiro. Estamos implementando novas tecnologias e investindo cada vez mais na prestação de serviços técnicos de classe mundial, buscando dar suporte à demanda altamente técnica de nossos clientes. Outro comentário relevante é que, neste trimestre, passamos por uma auditoria externa para a renovação da ISO 9001 e também da ISO 14001, reforçando nosso compromisso com as melhores práticas do mercado. 

Aproveito para convidá-los a conferir os artigos que trazemos nesta edição. O primeiro trata de possíveis soluções para condições de alta carga de acionamento na seção de formação. O segundo material se refere ao fenômeno de hidrólise em telas secadoras. Certamente dois tópicos interessantes e frequentes no dia a dia de máquinas de papel. Desejo-lhes uma ótima leitura! 


Luciano Donato
Sales and Marketing Manager - South America
 
 
Canal direto para sugestões e dúvidas: